O Uso dos Laboratórios de Informática
Por vários anos convivo com escolas possuidoras de Laboratório de informática. Constato que os mesmos são pouco utilizados: alguns poucos professores aproveitam o laboratório como recurso para as atividades pedagógicas, por não terem o domínio necessário para o manejo das máquinas, temem estragá-los, limitando os alunos, quando lá vão, à uso específico, pré determinado.
No laboratório com recurso humano preparado para atuar nos equipamentos,muito poucos o possuem, a sistemática resume-se ao atendimento prévio, agendado. Tal fator,Intimida corpo doscente e discente à aulas com maior frequencia no laboratório, transformando os mesmos em locais de difícil acesso e pouca utilização. E, em outras inúmeras escolas, tem-se conhecimento, de que muitos professores até desconhecem sua existência. Quanto a enserção da disciplina de Informática nas escolas, desconheço!
Penso que as mudanças que poderiam ter ocorrido nas escolas com a chegada dos laboratórios, pouco existem, ou existiram, pelo menos , concretamente, no pedagógico.
A justificativa que mais se houve para a inexistência da mudança, fica por conta da falta do recurso humano habilitado para lá atuar.
Considerando a realidade descrita, e do conhecimento que que tenho do uso das TICs, na escola, este recurso, tem contribuido muito pouco, na formação de alunos críticos, criativos e cuidantes como diz "Leonardo Boff" ser um dos objetivos da Tecnologia da Informática e Comunicação nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário